Estudantes, o Fotógrafo e a História: Encontro na Bahia, 1979
Palabras clave:
Milton Guran; Fotografia; Movimento estudantil; Ditadura militar.Resumen
O texto analisa a atuação do fotojornalista Milton Guran, na cobertura fotográfica do XXXI Congresso da UNE, realizado na cidade de Salvador (BA) em 1979, feito de forma independente, e seu principal produto, o fotolivro: “Encontro na Bahia 79”. O estudo apoia-se nas reflexões do filósofo italiano Giorgio Agamben, em que a fotografia se plasma como gesto de engajamento à causa de resistência ao regime militar brasileiro e de luta pelos direitos civis no Brasil. A metodologia da história oral sustenta o trabalho de reconstrução da memória histórica do XXXI Congresso da UNE, com foco no ano de 1979, entrecruzando-se palavras e imagens do acontecimento com as notícias produzidas na época e documentação complementar.
Descargas
Citas
AGAMBEM, Giorgio (2007). Profanações, São Paulo: Boitempo.
FERREIRA, Marieta de Moraes (1996). “A reforma do Jornal do Brasil”. In: ABREU, Alzira Alves de (org.). A imprensa em transição: o jornalismo brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro: Ed. FGV, p. 141-156
LOUZADA, Silvana (2013). Fotógrafos e fotografia no Rio de Janeiro, Niterói: EDUFF.
MAUAD, Ana M (2007). “Milton Guran, a fotografia em três tempos”, Studium, Unicamp, disponível em http://www.studium.iar.unicamp.br/28/1/index.html.
MAUAD, Ana M (2008). “O Olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual”, Artcultura, Uberlândia, v.10, nº16, p.31-48, jan-jun 2008
MAUAD, Ana M (2011). “Committed Eye: Photographs Oral Sources and Historical Narrative” In: THOMSON, A & FREUND, A. Oral History and Photography.1 ed.Nova York : Palgrave Macmillan, v.1, p. 223-239.
POLLAK, Michel (1989). “Memória, esquecimento e silêncio”, Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, 1989, p. 3-15, disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278
VASQUEZ, Pedro. “Biografia Luiz Humberto, Brasil Memória das Artes”, Rio de Janeiro: Funarte, disponível em http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/infoto/biografia-de-luis-humberto/
ZERWES, Erika; COSTA, Eduardo Augusto. “Os Colóquios Latino-Americanos de Fotografia e a institucionalização de uma fotografia brasileira”, REB. Revista de Estudos Brasileños, Segundo Semestre, 2017, vol 4, n.8. DOI: https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3073, acesso em 11/09/ 2018
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La revista Clepsidra. Revista Interdisciplinaria de Estudios sobre Memoria es una publicación en Acceso Abierto y no cobra dinero a los autores y autoras por publicar (APC) como tampoco a los lectores por acceder al contenido publicado. En este marco, la publicación utiliza las licencias Creative Commons, específicamente Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Por esta razón, cuando un manuscrito es aprobado para la publicación, los autores y autoras retienen los derechos de autor sobre su trabajo, pero autorizan a copiar, distribuir, hacer obras derivadas del trabajo original, a condición de atribuir siempre la autoría del trabajo en la forma especificada por el autor o licenciante de la obra. Esta licencia no permite, sin embargo, utilizar la obra ni sus posibles trabajos derivados con fines comerciales.
Por su parte los autores y autoras conservan los derechos sobre el trabajo y garantizan el carácter de inédito y original. También, los autores y autoras ceden a Clepsidra… el derecho, no exclusivo, de publicarlo de manera electrónica. Por lo tanto, los autores y autoras podrán disponer de las versiones finales y difundirlas en repositorios institucionales, temáticos, páginas web personales o cualquier otro uso pertinente, siempre que se mencione la fuente original de publicación.